Quem é Dulcidio?

Eu sou o Dulcídio, nascido na zona norte de São Paulo em 1979, trago comigo experiências de vida e trabalho nos mais diversos campos, vivenciadas no Brasil, na Alemanha, Itália e Áustria;

Já fui ajudante de pedreiro, garçom, chaveiro, programador, vendedor, office boy, ajudante de mecânico, gerente comercial vendedor, desde 2019 atuo como advogado e desde 2023 como motorista de aplicativo de transporte de passageiros.

Em meados de 2023, após receber alguns honorários, decidi investir na inclusão do EAR na minha habilitação e começar a atuar como motorista de aplicativo, inicialmente, apenas para manter um veículo alugado e com a meta de, no máximo, 20 horas semanais. Contudo, em decorrência de algumas adversidades, tanto na vida pessoal quanto na profissional, me vi totalmente focado no trabalho como motorista de aplicativo, naquele momento, minha única fonte de renda.

Foram noites, dias e madrugadas angustiantes, solitárias e aterrorizantes, onde eu me vi, por diversas vezes, sem qualquer apoio, sem voz, aceitando corridas para as quais eu estava pagando para trabalhar, sendo acusado de agressão e racismo por uma passageira mentirosa, com medo, muitas vezes após mais de doze horas de trabalho e sem conseguir a renda necessária para cobrir minhas despesas, com pensão atrasada, mandado de prisão expedido e, mesmo trabalhando mais de dozes horas diárias, sem saber para onde estava indo a minha renda e sem qualquer apoio ou canal de comunicação com as plataformas.

Neste período surgiram algumas decisões judiciais relativas a condenação dos aplicativos, em especial a Uber, no registro dos motoristas, na PLP 12/2024, com o pagamento da hora mínima no valor de R$ 32,00, recolhimento de INSS e outras coisas com as quais eu, particularmente, não concordo, mas não sabia, como ainda não sei, a opinião dos colegas de trabalho.

E foi então que eu percebi que não havia uma representatividade da classe, busquei por entidades, associações, sindicatos que, minimamente pudessem realizar essa representação e nada encontrei.

Então eu percebi que poderia contribuir de alguma forma para a melhoria do mundo ao meu redor, com a aplicação dos meus conhecimentos e experiências, para exercer não somente os meus direitos, mas também com o direto dos colegas, colaborando para algo tão importante como a representação de uma categoria menosprezada e esquecida pelas autoridades e governantes.

Decidi, então, dar início à esse projeto de criação de uma associação de motoristas, de modo que fosse possível representar os colegas, ouvindo suas necessidades e anseios.  Foram dias e noites elaborando documentos, pensando em cronogramas, arquitetando formas e jeitos de materializar essa representatividade que eu tanto almejava e idealizava na minha mente.

Então, depois de muito estudo e dedicação, nasce o projeto da Mobilita, que nada mais é do que uma associação que será formada, gerida, custeada, mantida e aproveitada por seus associados, desde o início

 Agora, enquanto escrevo esta declaração, tudo não passa de uma ideia, de um projeto e nada ainda está no ar, nada está sendo divulgado e pouquíssimas pessoas sabem da existência desse projeto, portanto, se você está lendo isso, saiba que a ideia já foi vitoriosa.

Não pretendo nada além de criar e ver florescer uma entidade que irá proteger, representar, beneficiar e assegurar os direitos de uma classe tão importante, tão numerosa, tão presente, mas tão silenciada, tão massacrada, tão explorada e negligenciada. Portanto, mais uma vez, se você está lendo essa declaração, significa que ao menos uma parte dessa ideia frutificou e eu já me sinto feliz por isso.

Espero que ao ler essa declaração, que ao analisar os documentos e entender a ideia, se identifique com o propósito e se sinta tão motivado quanto eu me sinto agora em colaborar, participar e contribuir para que os nossos direitos sejam defendidos, assegurados e ampliados, que você entenda que somos mais fortes unidos, mesmo que diferentes, mesmo que você faça aplicativo como fonte de renda extra, mesmo que seja dependente exclusivamente da renda gerada com o aplicativo, mesmo que você faça esporadicamente, mesmo que você tenha abandonado o aplicativo.

Portanto, espero, humildemente, que essa ideia atinja os mais diversos motoristas, que esses motoristas entendam que não precisam de muito para serem representados, defendidos, beneficiados e o mais importante, ouvidos!

Hoje, estou contribuindo com aquilo que está ao meu alcance, com meus recursos limitados e escassos, basicamente com meu conhecimento em direito, com minha experiência em redes sociais, criação de sites e divulgação, espero que você faça parte dessa história, que essa história tenha continuidade e produza doces frutos e grandes resultados, que o futuro, apesar de incerto, seja um lugar melhor e que você tenha participado dessa criação!

Agradeço sincera e efusivamente a sua confiança, seu empenho e sua energia, mesmo que tenham sido utilizados apenas para ler esse texto, contudo, espero, mais ainda, que a chama da união, da associação, da voz e da colaboração aqueçam suas ideias e ajudem você a participar da construção de um futuro melhor!

Se você quiser saber mais sobre minha atuação como advogado, visite meu site: dulcidio.com.br